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Como ser feliz: dicas para cultivar contentamento

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Como ser feliz: dicas para cultivar contentamento

Você está cansado de esperar que a felicidade o encontre? Pare de esperar e comece a ficar feliz com essas dicas.

Pela equipe da Mayo Clinic

Você sabe ser feliz? Ou você está esperando que a felicidade o encontre?

Apesar do que os contos de fadas retratam, a felicidade não aparece por mágica. Não é nem mesmo algo que acontece com você. É algo que você pode cultivar.

Então, o que você está esperando? Comece descobrindo como ser feliz.

Como ser feliz: o que a ciência nos diz

Apenas uma pequena porcentagem da variação nos relatos de felicidade das pessoas pode ser explicada por diferenças em suas circunstâncias. Parece que a maior parte do que determina a felicidade é devido à personalidade e – mais importante – pensamentos e comportamentos que podem ser mudados.

Então, sim, você pode aprender a ser feliz – ou pelo menos mais feliz.

Embora você possa ter pensado, como muitas pessoas, que a felicidade vem de nascer rico ou bonito ou de viver uma vida sem estresse, a realidade é que as pessoas que têm riqueza, beleza ou menos estresse não são, em média, mais felizes do que aquelas que não não goste dessas coisas.

Pessoas felizes parecem saber intuitivamente que sua felicidade é a soma de suas escolhas de vida, e suas vidas são construídas sobre os seguintes pilares:

  • Dedicando tempo à família e amigos
  • Apreciando o que eles têm
  • Manter uma visão otimista
  • Sentindo um senso de propósito
  • Vivendo no momento

Como ser feliz: pratique, pratique, pratique

Se você está procurando por felicidade, a boa notícia é que suas escolhas, pensamentos e ações podem influenciar seu nível de felicidade. Não é tão fácil quanto apertar um botão, mas você pode aumentar seu nível de felicidade. Veja como começar no caminho para tornar você mais feliz.

Invista em relacionamentos

Cerque-se de pessoas felizes. Estar perto de pessoas que estão contentes melhora o seu próprio humor. E sendo você mesmo feliz, você dá algo em troca para aqueles ao seu redor.

Se você tem amigos e familiares que o apoiam durante os momentos difíceis e celebram com você nos bons momentos, reserve um tempo para cultivar esses relacionamentos.

Finja que você tem uma conta bancária emocional. Preencha-o com palavras e ações amáveis. Seja cuidadoso e cortês com as críticas. Deixe as pessoas saberem que você aprecia o que elas fazem por você ou apenas que você está feliz por fazerem parte da sua vida.

expressar gratidão

Gratidão é mais do que dizer obrigado. É uma sensação de admiração, apreciação e, sim, gratidão pela vida. É fácil passar pela vida sem reconhecer sua boa sorte. Freqüentemente, é necessária uma doença grave ou outro evento trágico para fazer as pessoas apreciarem as coisas boas de suas vidas. Não espere que algo assim aconteça com você.

Assuma o compromisso de praticar a gratidão. A cada dia identifique pelo menos uma coisa que enriquece sua vida. Quando você se pegar tendo um pensamento ingrato, tente substituí-lo por um de agradecimento. Por exemplo, substitua “Minha irmã esqueceu meu aniversário” por “Minha irmã sempre esteve ao meu lado nos momentos difíceis”.

Pense no que você é grato antes de ir dormir e ao acordar de manhã.

Cultive o otimismo

Desenvolva o hábito de ver o lado positivo das coisas. Você não precisa ficar excessivamente otimista – afinal, coisas ruins acontecem. Seria tolice fingir o contrário. Mas você não precisa permitir que os negativos afetem toda a sua visão da vida. Lembre-se de que o que é certo em você quase sempre é mais do que o que é errado.

Se você não é uma pessoa otimista por natureza, pode levar algum tempo para mudar seu pensamento pessimista. Comece reconhecendo os pensamentos negativos conforme você os tem. Em seguida, dê um passo para trás e pergunte a si mesmo estas perguntas-chave:

  • A situação é realmente tão ruim quanto eu penso?
  • Existe outra maneira de ver a situação?
  • O que posso aprender com essa experiência que posso usar no futuro?

Encontrar o seu propósito

Pessoas que se esforçam para cumprir uma meta ou cumprir uma missão – seja cultivar um jardim, cuidar dos filhos ou honrar a espiritualidade – são mais felizes do que aqueles que não têm essas aspirações.

Ter uma meta proporciona um senso de propósito, aumenta a auto-estima e aproxima as pessoas. Qual é o seu objetivo não importa tanto quanto se o processo de trabalhar em direção a ele é significativo para você.

Tente alinhar suas atividades diárias com o significado e o propósito de longo prazo de sua vida. Estudos de pesquisa sugerem que os relacionamentos fornecem o significado e o propósito mais fortes para sua vida. Portanto, cultive relacionamentos significativos.

Você está envolvido em algo que ama? Se não, pergunte a si mesmo estas perguntas para descobrir como você pode encontrar seu propósito:

  • O que me excita e me energiza?
  • Quais são as minhas conquistas de maior orgulho?
  • Como quero que os outros se lembrem de mim?

Viva o momento

Não adie a alegria ao esperar um dia em que sua vida seja menos agitada ou menos estressante. Esse dia pode nunca chegar.

Em vez disso, procure oportunidades de saborear os pequenos prazeres da vida cotidiana. Concentre-se nos aspectos positivos do momento presente, em vez de ficar pensando no passado ou se preocupar com o futuro.

Passar tempo com amigos ou familiares que o apóiam, cultivar uma atitude de gratidão e uma perspectiva otimista, concentrar-se em seu propósito e viver no presente pode ajudá-lo a tomar medidas para ser mais feliz. Comece hoje mesmo em direção ao seu objetivo de ser uma pessoa mais feliz e encontre maneiras a cada dia de incluir essas estratégias.

Um cérebro muito feliz

O que é felicidade?

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Fonte: www.mayoclinic.org

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