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Desidratação e esportes para jovens: reduza o risco

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Desidratação e esportes para jovens: reduza o risco

Se você está sufocando nas arquibancadas de um evento esportivo juvenil, imagine como é para os atletas. Saiba quem está em risco de desidratação – e como evitá-lo.

Por Mayo Clinic Staff

Sempre que crianças ou adolescentes praticam esportes ou praticam atividades físicas em climas quentes, correm o risco de doenças relacionadas ao calor. Entenda como ocorrem os problemas relacionados ao calor e que etapas você pode executar para evitá-los.

Fatores de risco para desidratação

Seu filho pode estar vulnerável à desidratação e outras doenças relacionadas ao calor em um ambiente quente ou úmido se:

  • Usa roupas ou equipamentos de proteção que contribuem para a retenção excessiva de calor
  • Raramente exercícios
  • Tem sobrepeso ou obesidade
  • Está doente ou teve uma doença recente, especialmente envolvendo diarréia, vômito ou febre
  • Está tomando certos suplementos ou medicamentos, como remédios para resfriado
  • Tem uma condição crônica, como diabetes
  • Não está bem descansado

Aclimação ao calor

O risco de problemas relacionados ao calor é maior nos primeiros dias de atividade em um ambiente quente. É por isso que é melhor facilitar as coisas no início, aumentando gradualmente a quantidade de atividade – e a quantidade de equipamento de proteção – à medida que os dias passam. Os atletas jovens podem precisar de até duas semanas para se adaptar ao calor com segurança.

Durante condições quentes e úmidas, os treinadores são incentivados a:

  • Exija que os atletas jovens bebam bastante líquido antes do treino e durante intervalos regulares para as bebidas – mesmo que não estejam com sede
  • Certifique-se de que a roupa seja de cor clara, leve e solta ou exponha o máximo possível de pele
  • Limite a atividade ao meio-dia, quando a temperatura está mais alta
  • Diminua ou interrompa práticas ou competições, se necessário, ou mova-as para ambientes fechados ou para uma área sombreada
  • Verifique se o fluido está disponível o tempo todo

Saber quando desacelerar – ou encerrar

Para determinar quando o calor e a umidade tornam o exercício extenuante arriscado para jovens atletas, o treinador do seu filho pode monitorar o índice de calor ou a temperatura do globo de bulbo úmido (WBGT) – o índice padrão de temperatura e umidade combinados. Se qualquer uma das medidas for muito alta, as atividades atléticas ao ar livre podem precisar ser limitadas ou canceladas.

Detecção de desidratação e outros problemas relacionados ao calor

Mesmo uma desidratação leve pode afetar o desempenho atlético do seu filho e deixá-lo letárgico e irritado. Se não tratada, a desidratação aumenta o risco de outras doenças relacionadas ao calor, incluindo câimbras, exaustão e insolação.

Incentive seu filho a prestar atenção aos sinais e sintomas precoces de desidratação, incluindo:

  • Boca seca ou pegajosa
  • Sede
  • Dor de cabeça
  • Tontura
  • Cólicas
  • Fadiga excessiva
  • Desinteresse no jogo
  • Incapacidade de correr o mais rápido possível ou jogar tão bem quanto o habitual

Lembre ao seu filho que ele deve relatar sinais e sintomas ao treinador imediatamente. Não deixe o constrangimento manter seu filho em campo.

Se a desidratação for detectada precocemente, fluidos e repouso podem ser tudo o que é necessário. Se seu filho parecer confuso ou perder a consciência, procure atendimento de emergência.

Prevenção é a chave

Se seu filho pratica esportes em clima quente, incentive-o a beber bastante líquido antes, durante e depois dos treinos e jogos. Ensine seu filho os sinais e sintomas da desidratação, bem como a importância de falar se eles ocorrerem.

Envolva o treinador do seu filho também. Converse com o técnico sobre como ajustar a intensidade da prática, dependendo da temperatura e umidade do campo – e apoie a decisão do técnico de cancelar jogos e práticas quando estiver perigosamente quente lá fora.

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Fonte: www.mayoclinic.org

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