Home Geral Dieta da gota: o que é permitido, o que não é

Dieta da gota: o que é permitido, o que não é

0
8

Dieta da gota: o que é permitido, o que não é

Começando uma dieta gota? Entenda quais alimentos estão OK e quais evitar.

Por Mayo Clinic Staff

A gota é uma forma dolorosa de artrite que ocorre quando altos níveis de ácido úrico no sangue fazem com que os cristais se formem e se acumulem dentro e ao redor de uma articulação.

O ácido úrico é produzido quando o corpo decompõe uma substância química chamada purina. A purina ocorre naturalmente em seu corpo, mas também é encontrada em certos alimentos. O ácido úrico é eliminado do corpo na urina.

Uma dieta gota pode ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico no sangue. Uma dieta gota não é uma cura. Mas isso pode diminuir o risco de ataques recorrentes de gota e retardar a progressão dos danos nas articulações.

Pessoas com gota que seguem uma dieta geralmente ainda precisam de medicamentos para controlar a dor e reduzir os níveis de ácido úrico.

Objetivos da dieta da gota

Uma dieta gota é projetada para ajudá-lo a:

  • Consiga um peso saudável e bons hábitos alimentares
  • Evite alguns, mas não todos, alimentos com purinas
  • Inclua alguns alimentos que possam controlar os níveis de ácido úrico

Uma boa regra é comer porções moderadas de alimentos saudáveis.

Detalhes da dieta

Os princípios gerais de uma dieta gota seguem recomendações típicas de dieta saudável:

  • Perda de peso. Estar acima do peso aumenta o risco de desenvolver gota e a perda de peso diminui o risco de gota. Pesquisas sugerem que reduzir o número de calorias e perder peso – mesmo sem uma dieta restrita à purina – reduz os níveis de ácido úrico e reduz o número de ataques de gota. Perder peso também diminui o estresse geral nas articulações.
  • Carboidratos complexos. Coma mais frutas, vegetais e grãos integrais, que fornecem carboidratos complexos. Evite alimentos e bebidas com xarope de milho com alto teor de frutose e limite o consumo de sucos de frutas naturalmente doces.
  • Água. Mantenha-se bem hidratado com água potável.
  • Gorduras. Reduza as gorduras saturadas da carne vermelha, aves gordurosas e laticínios ricos em gordura.
  • Proteínas. Concentre-se em carnes magras e aves, laticínios com pouca gordura e lentilhas como fontes de proteína.

As recomendações para alimentos ou suplementos específicos incluem:

  • Órgãos e carnes glandulares. Evite carnes, como fígado, rins e pães doces, que têm altos níveis de purina e contribuem para altos níveis sanguíneos de ácido úrico.
  • Carne vermelha. Limite de porções de carne bovina, cordeiro e porco.
  • Frutos do mar. Alguns tipos de frutos do mar – como anchovas, mariscos, sardinha e atum – são mais ricos em purinas do que outros tipos. Mas os benefícios gerais para a saúde de comer peixe podem compensar os riscos para as pessoas com gota. Porções moderadas de peixe podem fazer parte de uma dieta gota.
  • Vegetais de alta purina. Estudos demonstraram que vegetais ricos em purinas, como aspargos e espinafre, não aumentam o risco de gota ou ataques recorrentes de gota.
  • Álcool. Cerveja e licores destilados estão associados a um risco aumentado de gota e ataques recorrentes. O consumo moderado de vinho não parece aumentar o risco de ataques de gota. Evite álcool durante ataques de gota e limite o álcool, especialmente cerveja, entre ataques.
  • Alimentos e bebidas açucaradas. Limite ou evite alimentos açucarados, como cereais açucarados, produtos de panificação e doces. Limite o consumo de sucos de frutas naturalmente doces.
  • Vitamina C. A vitamina C pode ajudar a diminuir os níveis de ácido úrico. Converse com seu médico sobre se um suplemento de 500 miligramas de vitamina C se encaixa no seu plano de dieta e medicamentos.
  • Café. Algumas pesquisas sugerem que tomar café com moderação, especialmente café com cafeína comum, pode estar associado a um risco reduzido de gota. Tomar café pode não ser apropriado se você tiver outras condições médicas. Converse com seu médico sobre a quantidade de café certa para você.
  • Cerejas. Existem evidências de que comer cerejas está associado a um risco reduzido de ataques de gota.

Menu de amostra

Aqui está o que você pode comer durante um dia típico em uma dieta gota.

Café da manhã

  • Cereais integrais, sem açúcar, com leite desnatado ou com baixo teor de gordura
  • 1 xícara de morangos frescos
  • Café
  • Água

Almoço

  • Fatias de peito de frango assado (2 onças) em um rolo de grãos integrais com mostarda
  • Salada verde mista com legumes, 1 colher de sopa de nozes e molho de vinagre balsâmico e azeite
  • Leite desnatado ou com pouca gordura ou água

Lanche da tarde

  • 1 xícara de cerejas frescas
  • Água

Jantar

  • Salmão assado (3 a 4 onças)
  • Feijão verde torrado ou cozido no vapor
  • 1/2 a 1 xícara de macarrão integral com azeite e pimenta e limão
  • Água
  • Iogurte pouca gordura
  • 1 xícara de melão fresco
  • Bebidas sem cafeína, como chá de ervas

Resultados

Seguir uma dieta gota pode ajudar a limitar a produção de ácido úrico e aumentar sua eliminação. É provável que uma dieta gota não diminua a concentração de ácido úrico no sangue o suficiente para tratar sua gota sem medicação. Mas isso pode ajudar a diminuir o número de ataques e limitar sua gravidade.

Seguir uma dieta com gota, além de limitar calorias e fazer exercícios regularmente, também pode melhorar sua saúde geral, ajudando você a atingir e manter um peso saudável.

.

Fonte: www.mayoclinic.org

Deixe uma resposta