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Esgotamento do trabalho: como identificá-lo e agir

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Esgotamento do trabalho: como identificá-lo e agir

Sentindo-se exausto no trabalho? Descubra o que você pode fazer quando seu trabalho afeta sua saúde.

Pela equipe da Mayo Clinic

O esgotamento profissional é um tipo especial de estresse relacionado ao trabalho – um estado de exaustão física ou emocional que também envolve uma sensação de realização reduzida e perda da identidade pessoal.

“Burnout” não é um diagnóstico médico. Alguns especialistas pensam que outras condições, como depressão, estão por trás do esgotamento. Algumas pesquisas sugerem que muitas pessoas que apresentam sintomas de esgotamento profissional não acreditam que seu emprego seja a causa principal. Seja qual for a causa, o esgotamento do trabalho pode afetar sua saúde física e mental. Considere como saber se você está com o trabalho esgotado e o que pode fazer a respeito.

Sintomas de esgotamento do trabalho

Pergunte a si mesmo:

  • Você se tornou cínico ou crítico no trabalho?
  • Você se arrasta para o trabalho e tem problemas para começar?
  • Você ficou irritado ou impaciente com colegas de trabalho, clientes ou clientes?
  • Você não tem energia para ser produtivo de forma consistente?
  • Você acha difícil se concentrar?
  • Você sente falta de satisfação com suas realizações?
  • Você se sente desiludido com o seu trabalho?
  • Você está usando comida, drogas ou álcool para se sentir melhor ou simplesmente para não sentir?
  • Seus hábitos de sono mudaram?
  • Você tem dores de cabeça inexplicáveis, problemas estomacais ou intestinais ou outras queixas físicas?

Se você respondeu sim a alguma dessas perguntas, pode estar passando por esgotamento profissional. Considere falar com um médico ou profissional de saúde mental porque esses sintomas também podem estar relacionados a problemas de saúde, como depressão.

Possíveis causas de desgaste do trabalho

O esgotamento do trabalho pode resultar de vários fatores, incluindo:

  • Falta de controle. A incapacidade de influenciar as decisões que afetam seu trabalho – como sua agenda, atribuições ou carga de trabalho – pode levar ao esgotamento do trabalho. O mesmo pode acontecer com a falta de recursos de que você precisa para fazer seu trabalho.
  • Expectativas de trabalho pouco claras. Se você não tem certeza sobre o grau de autoridade que possui ou o que seu supervisor ou outras pessoas esperam de você, provavelmente não se sentirá confortável no trabalho.
  • Dinâmica disfuncional do local de trabalho. Talvez você trabalhe com um valentão do escritório, se sinta prejudicado por colegas ou seu chefe microgerencie seu trabalho. Isso pode contribuir para o estresse no trabalho.
  • Extremos de atividade. Quando um trabalho é monótono ou caótico, você precisa de energia constante para permanecer focado – o que pode levar à fadiga e ao esgotamento do trabalho.
  • Falta de apoio social. Se você se sente isolado no trabalho e em sua vida pessoal, pode se sentir mais estressado.
  • Desequilíbrio trabalho-vida. Se o seu trabalho ocupa tanto tempo e esforço que você não tem energia para ficar com sua família e amigos, você pode se esgotar rapidamente.

Fatores de risco de esgotamento do trabalho

Você pode ter maior probabilidade de sofrer desgaste do trabalho se:

  • Você se identifica tão fortemente com o trabalho que falta equilíbrio entre sua vida profissional e sua vida pessoal
  • Você tem uma alta carga de trabalho, incluindo horas extras
  • Você tenta ser tudo para todos
  • Você trabalha em uma profissão de ajuda, como saúde
  • Você sente que tem pouco ou nenhum controle sobre seu trabalho
  • Seu trabalho é monótono

Consequências do esgotamento do trabalho

O esgotamento do trabalho ignorado ou não abordado pode ter consequências significativas, incluindo:

  • Estresse excessivo
  • Fadiga
  • Insônia
  • Tristeza, raiva ou irritabilidade
  • Uso indevido de álcool ou substância
  • Doença cardíaca
  • Pressão alta
  • Diabetes tipo 2
  • Vulnerabilidade a doenças

Lidando com o esgotamento do trabalho

Tente agir. Para começar:

  • Avalie suas opções. Discuta preocupações específicas com seu supervisor. Talvez vocês possam trabalhar juntos para mudar as expectativas ou chegar a compromissos ou soluções. Tente estabelecer metas para o que deve ser feito e o que pode esperar.
  • Procure suporte. Quer você entre em contato com colegas de trabalho, amigos ou entes queridos, o apoio e a colaboração podem ajudá-lo a enfrentar a situação. Se você tiver acesso a um programa de assistência ao funcionário, aproveite os serviços relevantes.
  • Experimente uma atividade relaxante. Explore programas que podem ajudar com o estresse, como ioga, meditação ou tai chi.
  • Fazer algum exercício. A atividade física regular pode ajudá-lo a lidar melhor com o estresse. Também pode tirar sua mente do trabalho.
  • Durma um pouco. O sono restaura o bem-estar e ajuda a proteger sua saúde.
  • Atenção plena. Atenção plena é o ato de focar no fluxo da respiração e estar intensamente ciente do que você está sentindo e sentindo a cada momento, sem interpretação ou julgamento. Em um ambiente de trabalho, essa prática envolve enfrentar as situações com franqueza e paciência e sem julgamento.

Mantenha a mente aberta ao considerar as opções. Tente não permitir que um trabalho exigente ou pouco recompensador prejudique sua saúde.

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Fonte: www.mayoclinic.org

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