Estresse e o coração: Lições da pandemia – Harvard Health Blog

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Os efeitos do COVID-19 foram extensos, com mais de sete milhões de casos confirmados e mais de 200.000 mortes apenas nos EUA. COVID-19 causou impactos adicionais na saúde; por exemplo, os pacientes demoraram a procurar atendimento devido a sintomas graves devido ao medo da exposição ao COVID-19. Mas as consequências do COVID-19 vão além da saúde apenas, com impactos diários em nosso bem-estar financeiro, social e emocional.

Ao tentarmos lidar e estabelecer essa nova normalidade, aprenderemos sobre os efeitos de longo prazo dessas adversidades. Os médicos já começaram a estudar os efeitos do estresse e da ansiedade relacionados ao COVID em pessoas ao redor do mundo.

Efeitos físicos do estresse

O estresse pode ter efeitos físicos reais no corpo e tem sido associado a uma ampla gama de problemas de saúde. O estresse ativa diretamente nosso sistema nervoso simpático, iniciando uma resposta de luta ou fuga que pode elevar a pressão arterial e o açúcar no sangue. Embora potencialmente útil a curto prazo do ponto de vista evolutivo, o estresse pode piorar a hipertensão e o diabetes quando ocorre cronicamente. O estresse pode interromper nosso sono e nos levar a fazer escolhas alimentares não saudáveis, pois buscamos alimentos reconfortantes ou abandonamos o controle das porções.

Um estudo recente sugere que o estresse devido à pandemia já pode estar afetando a saúde do nosso coração.

A ligação entre estresse e saúde do coração

A cardiomiopatia de estresse, também chamada de cardiomiopatia de Takotsubo e síndrome do coração partido, é uma doença cardíaca caracterizada por um início súbito de dor no peito e disfunção cardíaca que simula um ataque cardíaco. Mas, em contraste com o que é visto durante um ataque cardíaco, os médicos não conseguem encontrar evidências de um coágulo sanguíneo ou anomalias no fluxo sanguíneo cardíaco.

Pacientes com cardiomiopatia de estresse típica são mulheres na pós-menopausa, apresentando início súbito de dor no peito e falta de ar. A ligação entre estresse e cardiomiopatia de estresse está bem documentada; os pacientes com cardiomiopatia por estresse freqüentemente experimentam estresse físico ou emocional na semana anterior à doença. O mecanismo exato dessa reação não é claramente compreendido, mas os pesquisadores descobriram mudanças no fluxo sanguíneo para o cérebro e na sinalização de hormônios relacionados ao estresse.

Os gatilhos emocionais da cardiomiopatia de estresse incluem a morte de um cônjuge ou membro da família, divórcio ou conflito interpessoal e desastres naturais, como terremotos e inundações. É lógico que conviver com o estresse crônico de uma pandemia global também pode desencadear essa síndrome.

O estresse relacionado à pandemia já está afetando a saúde do coração

UMA estudo recente publicado em Rede JAMA aberta tentaram medir o efeito do estresse relacionado ao COVID-19 em nossa saúde observando a prevalência de cardiomiopatia de estresse durante a pandemia. Os pesquisadores compararam a incidência de cardiomiopatia de estresse durante a pandemia COVID-19 (1 de março a 30 de abril de 2020) com a incidência de cardiomiopatia de estresse durante três períodos anteriores (em 2018, 2019 e no início de 2020). É importante ressaltar que todos os pacientes incluídos no estudo tiveram resultados negativos para COVID-19.

Os pesquisadores descobriram que houve um aumento significativo na cardiomiopatia de estresse durante o período COVID-19, com a cardiomiopatia de estresse ocorrendo mais de quatro vezes mais do que o normal durante março e abril de 2020.

Felizmente, a função cardíaca normalmente se recupera em uma a duas semanas em pessoas com cardiomiopatia de estresse, e o prognóstico geralmente é bom. No entanto, os pacientes afetados apresentam um risco aumentado de recorrência.

Tome medidas para controlar o estresse

Este estudo é um conto de advertência sobre o impacto do estresse. Isso serve como um bom lembrete de que todos devemos nos esforçar para minimizar o estresse, mesmo em tempos difíceis, e melhorar a forma como o lidamos. Algumas dicas práticas para controlar o estresse, incluindo escolher alimentos saudáveis, fazer exercícios regularmente, dormir o suficiente e manter contato com amigos e familiares.

Fonte: www.health.harvard.edu

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