Estresse: Sintomas, sinais e causas

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Estresse

No mundo acelerado de hoje, o estresse crônico é comum, mas sua mente e corpo pagam um preço alto. Aprenda os sinais, sintomas e causas do estresse – e o que você pode fazer a respeito.

O stress nem sempre é mau. Em pequenas doses, ele pode ajudá-lo a realizar sob pressão e motivá-lo a fazer o seu melhor. Mas quando você está constantemente correndo em modo de emergência, sua mente e seu corpo pagam o preço. Se você frequentemente se sente fragilizado e sobrecarregado, é hora de agir para trazer seu sistema nervoso de volta ao equilíbrio. Você pode se proteger – e melhorar como você pensa e se sente – aprendendo a reconhecer os sinais e sintomas do estresse crônico e tomando medidas para reduzir seus efeitos nocivos.

O que é o estresse?

O estresse é a forma do seu corpo responder a qualquer tipo de demanda ou ameaça. Quando você sente perigo – seja ele real ou imaginado – as defesas do corpo entram em alta velocidade em um processo rápido e automático conhecido como reação de “luta ou fuga” ou “resposta ao estresse”.

A resposta ao estresse é a maneira do corpo proteger você. Quando funciona correctamente, ajuda-o a manter-se concentrado, enérgico e alerta. Em situações de emergência, o estresse pode salvar sua vida – dando-lhe força extra para se defender, por exemplo, ou estimulando-o a bater nos freios para evitar um acidente de carro.

O estresse também pode ajudá-lo a enfrentar desafios. É o que o mantém atento durante uma apresentação no trabalho, aguça a sua concentração quando está a tentar o lançamento livre vencedor do jogo, ou o leva a estudar para um exame quando prefere ver televisão. Mas a partir de um certo ponto, o estresse deixa de ser útil e começa a causar grandes danos à sua saúde, humor, produtividade, relacionamentos e qualidade de vida.

Resposta de luta ou fuga: o que acontece no corpo

Quando você se sente ameaçado, seu sistema nervoso responde liberando uma enxurrada de hormônios do estresse, incluindo adrenalina e cortisol, que despertam o corpo para a ação emergencial. Seu coração bate mais rápido, os músculos se contraem, a pressão arterial aumenta, a respiração acelera e seus sentidos se tornam mais aguçados. Essas mudanças físicas aumentam sua força e resistência, aceleram seu tempo de reação e melhoram seu foco – preparando-o para lutar ou fugir do perigo à mão.

Os efeitos do stress crônico

Seu sistema nervoso não é muito bom em distinguir entre ameaças emocionais e físicas. Se você está super estressado por causa de uma discussão com um amigo, um prazo de trabalho ou uma montanha de contas, seu corpo pode reagir tão fortemente como se você estivesse enfrentando uma verdadeira situação de vida ou morte. E quanto mais seu sistema de estresse de emergência é ativado, mais fácil ele se torna acionar, tornando mais difícil desligar.

Se você tende a ficar estressado frequentemente, como muitos de nós no mundo exigente de hoje, seu corpo pode existir em um estado elevado de estresse na maior parte do tempo. E isso pode levar a sérios problemas de saúde. O stress crónico perturba quase todos os sistemas do seu corpo. Ele pode suprimir seu sistema imunológico, perturbar seus sistemas digestivo e reprodutivo, aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame, e acelerar o processo de envelhecimento. Ele pode até mesmo religar o cérebro, deixando-o mais vulnerável à ansiedade, depressão e outros problemas de saúde mental.

Os problemas de saúde causados ou exacerbados pelo estresse incluem:

  • Depressão e ansiedade
  • Dor de qualquer tipo
  • Problemas de sono
  • Doenças auto-imunes
  • Problemas digestivos
  • Problemas de pele, como eczema
  • Doença cardíaca
  • Problemas de peso
  • Questões reprodutivas
  • Problemas de pensamento e memória

Sinais e sintomas de sobrecarga de stress

A coisa mais perigosa do stress é a facilidade com que se pode arrastar em ti. Você se acostuma com isso. Ele começa a parecer familiar, até mesmo normal. Você não percebe o quanto ele está afetando você, mesmo que tenha um preço muito alto. É por isso que é importante estar ciente dos sinais e sintomas comuns de alerta de sobrecarga de estresse.

Sintomas cognitivos:

  • Problemas de memória
  • Incapacidade de concentração
  • Julgamento deficiente
  • Vendo apenas o negativo
  • Pensamentos ansiosos ou de corrida Constante preocupação

Sintomas emocionais:

  • Depressão ou infelicidade geral
  • Ansiedade e agitação
  • Humor, irritabilidade ou raiva
  • Sentindo-se sobrecarregado
  • Solidão e isolamento
  • Outros problemas de saúde mental ou emocional

Sintomas físicos:

  • Polegadas e dores
  • Diarreia ou prisão de ventre
  • Náuseas, tonturas
  • Dor no peito, ritmo cardíaco acelerado
  • Perda de desejo sexual
  • Constipações ou gripe frequentes

Sintomas comportamentais:

  • Comer mais ou menos
  • Dormir muito ou muito pouco
  • Retirada de outros
  • Procrastinar ou negligenciar responsabilidades
  • Usar álcool, cigarros ou drogas para relaxar
  • Hábitos nervosos (por exemplo, mordedura de unhas, estimulação)

Causas do stress

As situações e pressões que causam estresse são conhecidas como estressores. Nós geralmente pensamos em estressores como sendo negativos, tais como um horário de trabalho exaustivo ou um relacionamento rochoso. No entanto, qualquer coisa que exija muito de você pode ser estressante. Isso inclui eventos positivos como casar, comprar uma casa, ir para a faculdade ou receber uma promoção.

Naturalmente, nem todo o estresse é causado por fatores externos. O estresse também pode ser interno ou autogerado, quando você se preocupa excessivamente com algo que pode ou não acontecer, ou ter pensamentos irracionais, pessimistas sobre a vida.

Finalmente, o que causa estresse depende, pelo menos em parte, de sua percepção dele. Algo que é estressante para você pode não incomodar outra pessoa; ela pode até mesmo gostar. Enquanto alguns de nós têm medo de se colocar na frente das pessoas para se apresentar ou falar, por exemplo, outros vivem para os holofotes. Quando uma pessoa prospera sob pressão e tem melhor desempenho diante de um prazo apertado, outra se desliga quando as demandas de trabalho aumentam. E embora você possa gostar de ajudar a cuidar de seus pais idosos, seus irmãos podem achar as exigências de cuidar de seus pais idosos desgastantes e estressantes.

Causas externas comuns de estresse incluem:

  • Grandes mudanças na vida
  • Trabalho ou escola
  • Dificuldades de relacionamento
  • Problemas financeiros
  • Estar muito ocupado
  • Crianças e família

As causas internas comuns de stress incluem:

  • Pessimismo
  • Incapacidade de aceitar a incerteza
  • Pensamento rígido, falta de flexibilidade
  • Auto-críticas negativo
  • Expectativas irrealistas / perfeccionismo
  • Atitude de tudo ou nada

Top 10 eventos estressantes da vida

De acordo com a amplamente validada Holmes e Rahe Stress Scale, estes são os dez principais eventos estressantes da vida para adultos que podem contribuir para a doença:

  • Morte de um cônjuge
  • Divórcio
  • Separação do casamento
  • Prisão
  • Morte de um familiar próximo
  • Lesão ou doença
  • Casamento
  • Perda de emprego
  • Reconciliação do casamento
  • Aposentadoria

O que é estressante para você?

Qualquer que seja o evento ou situação que o esteja a estressar, existem formas de lidar com o problema e recuperar o equilíbrio. Algumas das fontes mais comuns de estresse da vida incluem:

Stress no trabalho

Embora algum estresse no local de trabalho seja normal, o estresse excessivo pode interferir em sua produtividade e desempenho, afetar sua saúde física e emocional e afetar seus relacionamentos e sua vida familiar. Pode até mesmo determinar a diferença entre sucesso e fracasso no trabalho. Quaisquer que sejam suas ambições ou demandas de trabalho, há medidas que você pode tomar para se proteger dos efeitos prejudiciais do estresse, melhorar sua satisfação no trabalho e reforçar seu bem-estar dentro e fora do local de trabalho.

Perda de emprego e estresse no desemprego

Perder um emprego é uma das experiências mais estressantes da vida. É normal sentir-se zangado, magoado ou deprimido, sofrer por tudo o que perdeu, ou sentir-se ansioso pelo que o futuro lhe reserva. A perda do emprego e o desemprego envolvem muitas mudanças ao mesmo tempo, o que pode abalar seu senso de propósito e auto-estima. Embora o estresse possa parecer esmagador, há muitos passos que você pode dar para sair deste período difícil mais forte, mais resiliente e com um renovado senso de propósito.

Estresse do cuidador

As exigências do cuidado podem ser esmagadoras, especialmente se você sentir que está em cima da sua cabeça ou tem pouco controle sobre a situação. Se o estresse de cuidar é deixado desmarcado, ele pode ter um impacto sobre a sua saúde, relacionamentos e estado de espírito – eventualmente levando ao esgotamento. No entanto, há uma abundância de coisas que você pode fazer para controlar o estresse do cuidado e recuperar um senso de equilíbrio, alegria e esperança em sua vida.

Luto e perda

Lidar com a perda de alguém ou algo que você ama é um dos maiores estressores da vida. Muitas vezes, a dor e o estresse da perda podem ser esmagadores. Você pode experimentar todos os tipos de emoções difíceis e inesperadas, desde choque ou raiva até incredulidade, culpa e tristeza profunda. Embora não haja uma maneira certa ou errada de chorar, há maneiras saudáveis de lidar com a dor que, com o tempo, pode aliviar sua tristeza e ajudá-lo a lidar com sua perda, encontrar um novo significado e seguir em frente com sua vida.

Quanto stress é demais?

Por causa dos danos que o estresse pode causar, é importante saber o seu próprio limite. Mas quanto estresse é “muito” difere de pessoa para pessoa. Algumas pessoas parecem ser capazes de rolar com os socos da vida, enquanto outras tendem a desmoronar diante de pequenos obstáculos ou frustrações. Algumas pessoas até mesmo prosperam com a excitação de um estilo de vida de alta tensão.

Fatores que influenciam seu nível de tolerância ao estresse incluem:

A sua rede de apoio. Uma forte rede de amigos e familiares apoiadores é um enorme amortecedor contra o estresse. Quando você tem pessoas com quem pode contar, as pressões da vida não parecem ser tão esmagadoras. Por outro lado, quanto mais solitário e isolado estiver, maior será o risco de sucumbir ao estresse.

Seu senso de controle. Se você tem confiança em si mesmo e em sua capacidade de influenciar os acontecimentos e perseverar nos desafios, é mais fácil lidar com o estresse a passos largos. Por outro lado, se você acredita que tem pouco controle sobre sua vida – que está à mercê de seu ambiente e circunstâncias – é mais provável que o estresse o desvie da rota.

Sua atitude e visão. A maneira como você olha para a vida e seus desafios inevitáveis faz uma enorme diferença em sua capacidade de lidar com o estresse. Se você é geralmente esperançoso e otimista, você será menos vulnerável. Pessoas resistentes ao estresse tendem a aceitar desafios, têm um senso de humor mais forte, acreditam em um propósito maior e aceitam a mudança como uma parte inevitável da vida.

Sua capacidade de lidar com suas emoções. Se você não sabe como se acalmar e acalmar quando se sente triste, zangado ou perturbado, é mais provável que você fique estressado e agitado. Ter a capacidade de identificar e lidar adequadamente com suas emoções pode aumentar sua tolerância ao estresse e ajudá-lo a se recuperar da adversidade.

Seu conhecimento e preparação. Quanto mais você souber sobre uma situação estressante, incluindo quanto tempo ela vai durar e o que esperar, mais fácil será lidar com ela. Por exemplo, se você entrar em cirurgia com uma imagem realista do que esperar no pós-operatório, uma recuperação dolorosa será menos estressante do que se você estivesse esperando se recuperar imediatamente.

Melhorar a sua capacidade de lidar com o stress

Atividade física. Aumentar seu nível de atividade é uma tática que você pode empregar agora mesmo para ajudar a aliviar o estresse e começar a se sentir melhor. O exercício regular pode levantar o seu humor e servir como uma distração das preocupações, permitindo-lhe sair do ciclo de pensamentos negativos que alimentam o stress. Exercícios rítmicos como caminhar, correr, nadar e dançar são particularmente eficazes, especialmente se você se exercitar com atenção (concentrando sua atenção nas sensações físicas que você experimenta enquanto se move).

Ligue-se a outras pessoas. O simples ato de conversar frente a frente com outro ser humano pode desencadear hormônios que aliviam o estresse quando você está se sentindo agitado ou inseguro. Mesmo apenas uma breve troca de palavras gentis ou um olhar amigável de outro ser humano pode ajudar a acalmar e acalmar o seu sistema nervoso. Portanto, passe tempo com pessoas que melhoram seu humor e não deixam que suas responsabilidades o impeçam de ter uma vida social. Se você não tem nenhum relacionamento próximo, ou se seus relacionamentos são a fonte de seu estresse, faça disso uma prioridade para construir conexões mais fortes e satisfatórias.

Envolva seus sentidos. Outra maneira rápida de aliviar o estresse é engajar um ou mais de seus sentidos – visão, som, gosto, olfato, tato ou movimento. A chave é encontrar a entrada sensorial que funciona para você. Ouvir uma música edificante faz você se sentir calmo? Ou cheirar café moído? Ou talvez acariciar um animal funcione rapidamente para que você se sinta centrado? Todos respondem às entradas sensoriais de forma um pouco diferente, então experimente encontrar o que funciona melhor para você.

Aprenda a relaxar. Você não pode eliminar completamente o estresse de sua vida, mas você pode controlar o quanto ele afeta você. Técnicas de relaxamento como yoga, meditação e respiração profunda ativam a resposta de relaxamento do corpo, um estado de descanso que é o oposto da resposta ao estresse. Quando praticadas regularmente, essas atividades podem reduzir seus níveis de estresse diário e aumentar os sentimentos de alegria e serenidade. Também aumentam a sua capacidade de se manter calmo e recolhido sob pressão.

Faça uma dieta saudável. A comida que você come pode melhorar ou piorar seu humor e afetar sua capacidade de lidar com os estressores da vida. Comer uma dieta cheia de alimentos processados e de conveniência, carboidratos refinados e lanches açucarados pode piorar os sintomas do estresse, enquanto uma dieta rica em frutas e vegetais frescos, proteína de alta qualidade e ácidos graxos ômega-3 pode ajudá-lo a lidar melhor com os altos e baixos da vida.

Descanse. Sentir-se cansado pode aumentar o estresse, fazendo com que você pense irracionalmente. Ao mesmo tempo, o stress crônico pode perturbar o seu sono. Se você está tendo problemas para adormecer ou ficar dormindo à noite, há muitas maneiras de melhorar seu sono para que você se sinta menos estressado e mais produtivo e emocionalmente equilibrado.

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