Fibromialgia: exercícios ajudam – veja como começar – Harvard Health Blog

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Se você tem fibromialgia e está com dor, praticar exercícios é provavelmente a última coisa que você tem vontade de fazer. Mas os especialistas dizem que é realmente uma das estratégias mais eficazes que você pode tentar ajudar a controlar essa condição de dor crônica.

No entanto, muitas pessoas com fibromialgia já lutam para realizar suas atividades diárias regulares. Adicionar exercícios em cima disso pode parecer intransponível. E a dor e a exaustão podem dificultar o início e a continuidade dos treinos regulares.

Começando

É natural se preocupar com a possibilidade de qualquer exercício piorar a sua dor e deixá-lo exausto. Mas saiba que adicionar mais atividade física ao dia pode, na verdade, diminuir sua dor, melhorar seu sono e dar-lhe mais energia.

Então, como uma pessoa preocupada com fibromialgia começa? Você pode querer conversar com seu médico sobre sua terapia médica atual quando estiver planejando começar a se exercitar. Questões a serem consideradas: Devo tomar meus medicamentos em horários diferentes do dia? O que posso fazer antes de me exercitar ou logo depois para minimizar os sintomas?

Vá devagar

Quando estiver pronto para iniciar um programa de exercícios, comece devagar. Adotar uma abordagem de pequenos passos para iniciar um plano de exercícios pode ajudar. Adicione atividade em pequenas doses, todos os dias, se puder. Em seguida, aumente sua atividade lentamente ao longo do tempo.

Por exemplo, se você caminhou por 10 minutos hoje, tente 11 minutos – um aumento de 10% – uma semana depois. Essa abordagem é especialmente importante para evitar um fenômeno denominado mal-estar pós-esforço (PEM). Muitas pessoas com fibromialgia têm esse problema. Quando sentem menos dor ou mais energia, podem tentar realizar coisas que não puderam por causa dos sintomas. Frequentemente, eles não percebem quando estão fazendo muito de uma vez. Eles podem acabar se sentindo tão exaustos que demoram dias ou mais para se recuperar. Este é o PEM, mais conhecido pelas pessoas com fibromialgia como um “acidente”. Uma abordagem gradual do exercício pode ajudar a evitá-lo.

Escolha as atividades com cuidado

Além de aumentar o movimento gradualmente ao longo do tempo, também tente escolher atividades que não coloquem muita tensão em seu corpo. Os especialistas geralmente recomendam qualquer atividade aeróbica de baixo impacto, como caminhada, natação ou ciclismo. Seu médico pode aconselhá-lo a trabalhar com um fisioterapeuta em exercícios destinados especificamente a reduzir a dor e a rigidez e melhorar a função. Isso pode incluir alongamento e fortalecimento, bem como exercícios aeróbicos.

Outra forma de exercício promissora para as pessoas com fibromialgia é o tai chi. Essa antiga prática chinesa originou-se como uma forma de autodefesa. Envolve movimentos lentos e deliberados e exercícios de respiração profunda.

One 2018 estude dentro O BMJ olhou para 226 adultos com fibromialgia. Os pesquisadores designaram 151 membros do grupo para praticar tai chi uma ou duas vezes por semana durante 12 ou 24 semanas. Os outros 75 participantes do estudo fizeram exercícios aeróbicos de intensidade moderada duas vezes por semana durante seis meses. Os pesquisadores descobriram que o tai chi era melhor no alívio dos sintomas da fibromialgia do que os exercícios aeróbicos.

Algumas evidências limitadas também sugerem que a ioga também pode ajudar a melhorar os sintomas da fibromialgia, incluindo dor, fadiga e problemas de humor.

Qualquer que seja a atividade que você escolher, lembre-se de ser paciente consigo mesmo. Podem ocorrer contratempos de curto prazo, mas ser paciente e trabalhar para superá-los pode ajudá-lo a fazer progressos a longo prazo.

Fonte: www.health.harvard.edu

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