Mesmo se quadris e pernas emagrecerem, a gordura da barriga continua sendo um perigo para a saúde

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QUINTA-FEIRA, 24 de setembro de 2020 – Ganhar peso na barriga pode ser o resultado de muito mais do que uma crise de guarda-roupa: também pode sinalizar o início de uma grave crise de saúde.

Portanto, avisa uma equipe de pesquisadores canadenses e iranianos que realizaram uma extensa revisão de 72 estudos envolvendo mais de 2,5 milhões de pacientes de todo o mundo.

“Descobrimos que o excesso de gordura no abdômen – chamado de gordura central ou gordura da barriga – está associado a um risco maior de morte do que a gordura corporal geral”, disse o autor do estudo Tauseef Ahmad Khan. Ele é pós-doutorado no departamento de ciências da nutrição da Faculdade de Medicina da Universidade de Toronto.

Isso significa que, mesmo que outras áreas do corpo estejam em boa forma, uma vez que a gordura comece a se acumular na região da barriga, o risco de morte precoce aumenta, observou Khan. Portanto, “as pessoas devem se preocupar mais com sua cintura, em vez de se concentrar apenas em [overall] peso ou índice de massa corporal “, disse ele.

Khan e seus colegas apontaram que o índice de massa corporal, ou IMC, há muito é considerado o padrão ouro para avaliar o peso de um indivíduo.

O problema: o IMC não é preciso. Por um lado, ele não especifica exatamente onde o excesso de gordura está localizado no corpo. Nem faz distinção entre músculo e gordura.

Portanto, a equipe começou a examinar os resultados de investigações anteriores que procuravam ligações entre o excesso de gordura central e um risco elevado de morte por qualquer causa.

Os estudos foram conduzidos entre 1999 e 2019 por pesquisadores dos Estados Unidos, Canadá, Europa, Austrália, Brasil, Índia, Indonésia, Japão, China, Coréia, Irã e Tobago. Todos envolveram adultos com 18 anos ou mais, com pacientes acompanhados de três a 24 anos.

Estudos anteriores, disse Khan, “foram limitados a pessoas mais velhas ou apenas pessoas que vivem no Ocidente. Nosso estudo, o maior até agora, confirma esses resultados em pessoas que vivem em todo o mundo.”

Os estudos revisados ​​incluíram um mínimo de três medidas diferentes para avaliar a gordura corporal. Alguns consideraram a circunferência da cintura, quadril e / ou coxa, enquanto outros computaram as relações cintura-quadril / altura ou coxa de cada indivíduo. Em alguns casos, um índice de gordura corporal também foi incluído. Outros se concentraram no “índice de forma corporal”, uma medida unificada de altura corporal, massa e circunferência da cintura.

Por quase qualquer medida, a equipe concluiu que o excesso de gordura da barriga estava diretamente associado a um maior risco de morte precoce.

Os pesquisadores descobriram que para cada dez centímetros ou mais de circunferência da cintura adicional, o risco de morte prematura aumentou 11%.

Ao mesmo tempo, no entanto, disse Khan, “nosso estudo também mostra que o tamanho do quadril e da coxa está relacionado a um menor risco de morte”. Especificamente, cada aumento de 2 polegadas na circunferência da coxa estava associado a um aumento de 18% solta em risco de morte precoce.

Por quê? Porque “o tamanho da coxa é um indicador da quantidade de músculo” que uma pessoa carrega, não gordura, disse Khan.

Por outro lado, “a gordura da barriga é a gordura que é armazenada ao redor dos órgãos do abdômen e seu excesso está relacionado ao colesterol alto, pressão alta, doenças cardíacas, diabetes e derrame. Portanto, ter mais gordura da barriga pode aumentar o risco de morte dessas doenças “, acrescentou.

Então, quando o vestido extravagante ou o smoking não servir mais, o que você deve fazer? Perca peso, ele aconselhou.

“Embora não se possa definir de onde se perde gordura, perder peso por meio de dieta e exercícios também reduzirá a gordura da barriga”, disse Khan.

Lona Sandon é diretora de programa no departamento de nutrição clínica da escola de profissões de saúde da University of Texas Southwestern Medical Center em Dallas. “Se você quer perder barriga [visceral] gordo, o primeiro passo é subir na esteira, bicicleta, elíptico ou cinta de patins. Seja qual for a sua preferência, sue bem “, disse ela.

“Os exercícios aeróbicos ajudam a diminuir esse tipo de gordura. Adicione um pouco de treinamento de resistência também. Faça isso quantos dias da semana puder. Cinco dias seria ótimo”, sugeriu Sandon.

“Segundo passo, corte as calorias extras em geral”, disse ela. “Comece com o açúcar e as gorduras adicionados e substitua por frutas e vegetais. Reduza o tamanho das porções. Elimine também o excesso de álcool.”

E fazer o esforço é definitivamente uma boa ideia, visto que “a gordura que se acumula na barriga produz compostos inflamatórios que aumentam o risco de resistência à insulina, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas”, acrescentou.

“Então, sim, a resposta curta é que os profissionais de saúde devem considerar a circunferência da cintura e usá-la como um indicador da gordura da barriga e progredir em direção às metas de redução da gordura da barriga”, disse Sandon.

Khan e seus colegas publicaram suas descobertas online em 24 de setembro no BMJ.

© 2020 HealthDay. Todos os direitos reservados.

Postado: setembro de 2020

Fonte: www.drugs.com

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