Mova-se, idosos: é bom para o seu cérebro

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SEXTA-FEIRA, 15 de maio de 2020 – Quer impulsionar seu cérebro? Nade, dê um passeio ou gire seu parceiro no chão da sala.

Um novo estudo constata que o exercício aeróbico pode melhorar o pensamento e a memória dos idosos, mesmo que sejam batatas de sofá de longa data.

Esse tipo de exercício aumenta o fluxo sanguíneo para o cérebro e contraria os efeitos do envelhecimento normal, de acordo com o estudo publicado on-line em 13 de maio na revista Neurologia.

“Como todos descobrimos, perdemos um pouco mental e fisicamente à medida que envelhecemos. Mas mesmo se você iniciar um programa de exercícios mais tarde na vida, o benefício para o seu cérebro pode ser imenso”, disse o autor do estudo Marc Poulin, da Universidade. da Faculdade de Medicina de Calgary, no Canadá.

“Certamente, o exercício aeróbico faz com que o sangue se mova pelo corpo. Como nosso estudo constatou, também pode levar o sangue para o cérebro, principalmente em áreas responsáveis ​​pela fluência verbal e pelas funções executivas. Nossa descoberta pode ser importante, especialmente para adultos mais velhos em risco para Alzheimer e outras demências e doenças cerebrais “, disse Poulin em comunicado à imprensa.

O estudo incluiu 206 adultos, com idade média de 66 anos, sem histórico de memória ou problemas cardíacos.

Durante seis meses, eles participaram do programa de exercícios supervisionados três vezes por semana. À medida que progrediam, o treino aumentou de uma média de 20 minutos por dia para pelo menos 40 minutos. Eles também foram convidados a trabalhar por conta própria uma vez por semana.

No final do programa de exercícios, os participantes tiveram uma melhoria de 5,7% nos testes da função executiva, que incluem habilidades mentais usadas para focar, planejar, recordar instruções e realizar várias tarefas. Eles também tiveram um aumento de 2,4% na fluência verbal, uma medida da rapidez com que uma pessoa pode recuperar informações.

“Essa mudança na fluência verbal é o que você esperaria ver em alguém cinco anos mais jovem”, disse Poulin.

Em média, o fluxo sanguíneo no cérebro aumentou 2,8% – um ganho associado a uma série de melhorias nos tipos de pensamento que geralmente diminuem com a idade.

“Nosso estudo mostrou que seis meses de exercícios vigorosos podem bombear sangue para regiões do cérebro que melhoram especificamente suas habilidades verbais, além de memória e nitidez mental”, disse Poulin.

“No momento em que se espera que esses resultados diminuam devido ao envelhecimento normal, ter esses tipos de aumentos é emocionante”, disse ele.

© 2020 HealthDay. Todos os direitos reservados.

Publicada: maio de 2020

Fonte: www.drugs.com

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