O alívio da dor da artrite é tão próximo quanto seu rack de especiarias?

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SEGUNDA-FEIRA, 14 de setembro de 2020 – É uma obrigação para qualquer bom curry, e um novo ensaio clínico sugere que a cúrcuma também pode aliviar a dor da artrite.

Os pesquisadores descobriram que um extrato da especiaria cúrcuma funcionou melhor do que um placebo no alívio da dor da artrite do joelho durante três meses. O tratamento não foi um home run – mas o alívio da dor foi um pouco melhor do que estudos anteriores encontraram com a medicação padrão.

Tudo sugere que a cúrcuma “pode ​​ser considerada uma opção” para a osteoartrite do joelho, disse o pesquisador sênior Dr. Benny Antony, do Menzies Institute for Medical Research / University of Tasmania, na Austrália.

A osteoartrite é extremamente comum, afetando mais de 32,5 milhões de americanos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. A artrite do joelho é uma das principais formas.

A condição surge quando a cartilagem que protege a articulação do joelho se rompe com o tempo, levando a sintomas como dor, rigidez e diminuição da amplitude de movimento.

Pessoas com artrite de joelho costumam tomar analgésicos de venda livre, incluindo acetaminofeno (Tylenol), ibuprofeno (Advil, Motrin) e naproxeno (Aleve). Mas além de serem apenas moderadamente eficazes, eles podem causar efeitos colaterais como dores de estômago. E o uso prolongado está associado a maiores riscos de doenças cardíacas e danos renais.

Portanto, é importante ter outras opções, disse o Dr. Houman Danesh, um especialista em tratamento da dor que não esteve envolvido no estudo.

“Este é um estudo promissor e encorajador”, disse Danesh, que dirige o gerenciamento integrativo da dor no Hospital Mount Sinai, na cidade de Nova York.

Um ponto mais amplo das descobertas, observou ele, é que importa o que as pessoas com artrite ingerem. A cúrcuma, ou seus extratos, são considerados antiinflamatórios. Portanto, se as pessoas continuarem a comer uma dieta que promova a inflamação – cheia de alimentos fritos e carboidratos altamente processados, por exemplo – isso pode anular a adição de açafrão-da-índia, disse Danesh.

Para o estudo atual, Antony e seus colegas recrutaram 70 pessoas com artrite no joelho e as designaram aleatoriamente para um dos dois grupos. Um levou Curcuma longa extrair cápsulas todos os dias durante 12 semanas; o outro tomou cápsulas de placebo.

A curcumina é uma substância do açafrão e as atividades benéficas do açafrão são frequentemente atribuídas a ela. O fabricante do suplemento Natural Remedies forneceu as cápsulas para o estudo e o financiou parcialmente.

Após 12 semanas, os pesquisadores descobriram que os participantes que usaram o extrato relataram uma melhora maior na dor, em comparação com o grupo do placebo. O benefício médio foi “modesto”, de acordo com Antony, mas ainda melhor do que estudos anteriores encontraram com analgésicos.

Não houve nenhum efeito claro, no entanto, em alguns achados de ressonância magnética: inchaço no espaço articular e a composição da cartilagem do joelho.

Danesh não achou isso surpreendente, notando que não esperava ver esses efeitos.

E a experiência de dor das pessoas não se correlaciona necessariamente com os achados das articulações vistos na ressonância magnética.

“Uma imagem é como uma frase da história”, disse Danesh. “Também há todo um contexto em torno disso.”

As descobertas, publicadas online em 14 de setembro no Annals of Internal Medicine, são um passo inicial. Antony disse que estudos maiores ainda são necessários, e ainda não se sabe se o alívio da dor se mantém com o tempo.

Mas vale a pena tentar o açafrão, de acordo com Antônio. Em geral, disse ele, o tempero (e os extratos de curcumina) são considerados seguros em doses moderadas – embora doses muito altas possam causar problemas gastrointestinais.

Danesh disse que seu conselho é tentar o açafrão, em vez de um extrato. Ele também recomendou adicionar pimenta-do-reino, que aumenta os benefícios da cúrcuma. Para torná-lo palatável, os dois podem ser misturados em um smoothie de frutas, disse Danesh.

No entanto, a cúrcuma não é a única opção não medicamentosa para dores nos joelhos. Danesh disse que as pessoas podem se beneficiar de um programa de exercícios focado no fortalecimento e ativação dos músculos glúteos e no desenvolvimento de um padrão de caminhada mais equilibrado.

Ele sugeriu primeiro obter uma avaliação de um médico, o que pode resultar em um encaminhamento para fisioterapia.

© 2020 HealthDay. Todos os direitos reservados.

Postado: setembro de 2020

Fonte: www.drugs.com

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