O estudo da pizza mostra a resiliência do corpo ao ‘pigging out’

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SEXTA-FEIRA, 7 de agosto de 2020 – Você já se sentiu culpado por aquela farra ocasional de alimentos ricos em calorias e gordurosos?

Relaxe: um novo estudo com pessoas que comem pizza exageradamente descobriu que, se você for saudável e não ‘comer’ regularmente, seu corpo lida muito bem com isso.

Pesquisadores britânicos observaram os efeitos de comer até não apenas ficar cheio, mas tão cheio que os participantes não puderam dar outra mordida. Em seguida, eles testaram o sangue de 14 jovens saudáveis ​​que participaram do estudo para determinar se havia alterações no açúcar no sangue, nas gorduras do sangue, na insulina e em outros hormônios.

A equipe descobriu que mesmo quando os homens comeram o dobro da quantidade de pizza necessária para deixá-los confortavelmente cheios, seus exames de sangue não mostraram consequências negativas.

“Acho que isso é realmente notável aqui, que temos uma enorme capacidade de comer demais e, apesar dessa enorme capacidade, o corpo realmente se sai muito bem no controle do açúcar no sangue e da gordura no sangue após aquela refeição”, disse o autor do estudo James Betts, um professor de fisiologia metabólica do Centro de Nutrição, Exercício e Metabolismo da University of Bath.

Betts disse que foi notável que a resposta do corpo manteve o açúcar no sangue e os lipídios sob controle após uma refeição tão grande, e que foi possível para os participantes consumir muito excesso de comida.

Quando comiam até fartar, tinham em média o equivalente a uma pizza grande. Ao comer até ficarem cheios, eles comeram cerca de duas pizzas grandes, disse Betts.

“Esperávamos que as pessoas comessem mais quando lhes pedissem para ficarem cheios, mas esperávamos que fosse um pouco mais”, disse Betts. “Ficamos realmente surpresos ao ver que era quase exatamente 100% mais.”

O estudo foi publicado online recentemente no British Journal of Nutrition.

Betts e um de seus co-autores tiveram a ideia do estudo durante uma viagem para uma conferência. O único restaurante aberto no aeroporto era um McDonald’s, então cada um ganhou um sanduíche McMuffin para o café da manhã.

“Nós comemos e apreciamos e dissemos: ‘Oh, eu poderia comer outro'”, disse Betts. “Isso gerou uma discussão sobre ‘Quantos você acha que poderia comer?’ e ‘Quais seriam as respostas fisiológicas ao comer mais e mais?’ “

Enquanto pesquisavam durante o longo vôo, eles descobriram que não havia estudos anteriores sobre comer além de farto, disse Betts.

Eles escolheram pizza porque é gostosa, então as pessoas continuariam comendo. Seu alto teor de gordura e carboidratos ofereceu um grande desafio ao corpo, disse Betts.

Normalmente, o açúcar no sangue e os lipídios no sangue aumentam em resposta a quanto uma pessoa ingere, disse Betts. Uma refeição pequena resultará em menos mudanças do que uma refeição média, por exemplo.

No entanto, depois de comer demais, o açúcar no sangue não era mais alto do que após uma refeição normal. Os lipídios do sangue, como os triglicerídeos, eram ligeiramente mais elevados, embora o consumo de gordura fosse o dobro. A insulina, que é liberada para controlar o açúcar no sangue, foi 50% mais alta que o normal. Os hormônios que aumentam a sensação de plenitude foram os que mais mudaram.

Connie Diekman, uma consultora de nutrição alimentar em St. Louis, disse que o estudo documenta o que os cientistas já entendem sobre o corpo e sua capacidade de processar alimentos. Às vezes, as pessoas ficam confusas ao se perguntar se estão comendo bem, devem consumir menos carboidratos, comer menos gorduras ou devem tentar algo como uma dieta Keto ou jejum intermitente, disse Diekman.

“Acho que demonstra muito bem que nosso corpo sabe o que fazer com os alimentos que comemos. Ele sabe como nos abastecer bem”, disse Diekman.

Obviamente, Diekman acrescentou que comer em excesso desafiaria o quão bem a insulina pode fazer seu trabalho e quão bem o corpo pode mover a gordura sem ter um impacto prolongado sobre os lipídios do sangue. Isso mostra que não há problema em ter uma refeição maior para uma ocasião especial, disse ela.

“Você deveria aproveitar a refeição”, disse Diekman, “e então voltar ao seu plano alimentar normal.”

O estudo foi limitado a indivíduos saudáveis ​​e magros. Eles tinham idades entre 24 e 37 anos. Somente homens se apresentaram como voluntários. Um estudo futuro pode examinar o impacto de comer demais em pessoas que estão acima do peso ou têm problemas de saúde, disse Betts.

Embora uma refeição única e indulgente pareça ser boa para uma pessoa saudável, Betts disse que espera que a mensagem seja clara de que isso não se destina a pessoas que não têm saúde ou que se entregam o tempo todo.

“Se você tem uma dieta que já é realmente muito saudável e um estilo de vida ativo para acompanhá-la, esses excessos podem ser ainda mais frequentes sem desequilibrar todo o resto”, disse Betts. “A frequência com que muitas vezes realmente se resume a escolhas mais amplas no estilo de vida.”

© 2020 HealthDay. Todos os direitos reservados.

Postado: agosto de 2020

Fonte: www.drugs.com

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