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Resiliência: Desenvolva habilidades para suportar dificuldades

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Resiliência: Desenvolva habilidades para suportar dificuldades

Resiliência significa ser capaz de se adaptar aos infortúnios e contratempos da vida. Teste seu nível de resiliência e obtenha dicas para criar sua própria resiliência.

Por Mayo Clinic Staff

Quando algo dá errado, você tende a se recuperar ou desmoronar?

Quando você tem resiliência, aproveita a força interior que o ajuda a recuperar de um revés ou desafio, como perda de emprego, doença, desastre ou morte de um ente querido. Se você não tem resiliência, pode se debruçar sobre problemas, sentir-se vitimado, tornar-se oprimido ou recorrer a mecanismos de enfrentamento prejudiciais, como abuso de substâncias.

A resiliência não fará com que seus problemas desapareçam – mas a resiliência pode lhe dar a capacidade de ver além deles, encontrar prazer na vida e lidar melhor com o estresse. Se você não é tão resiliente quanto gostaria de ser, pode desenvolver habilidades para se tornar mais resiliente.

Adaptação à adversidade

Resiliência é a capacidade de se adaptar a situações difíceis. Quando o estresse, a adversidade ou o trauma ocorrem, você ainda sente raiva, tristeza e dor, mas é capaz de continuar funcionando – tanto física quanto psicologicamente. No entanto, resiliência não significa tolerar algo difícil, ser estóico ou descobrir sozinho. De fato, conseguir apoio de outras pessoas é uma parte essencial de ser resiliente.

Resiliência e saúde mental

A resiliência pode ajudar a protegê-lo de várias condições de saúde mental, como depressão e ansiedade. A resiliência também pode ajudar a compensar fatores que aumentam o risco de problemas de saúde mental, como intimidações ou traumas anteriores. Se você já possui uma condição de saúde mental, ser resiliente pode melhorar sua capacidade de enfrentamento.

Um cérebro muito feliz

Dicas para melhorar sua resiliência

Se você deseja se tornar mais resiliente, considere estas dicas:

  • Conecte-se. Construir relacionamentos fortes e positivos com entes queridos e amigos pode fornecer o apoio e a aceitação necessários nos bons e nos maus momentos. Estabeleça outras conexões importantes oferecendo-se como voluntário ou ingressando em uma comunidade espiritual ou de fé.
  • Faça todos os dias significativos. Faça algo que lhe dê uma sensação de realização e propósito todos os dias. Estabeleça metas para ajudá-lo a olhar para o futuro com significado.
  • Aprenda com a experiência. Pense em como você lidou com as dificuldades no passado. Considere as habilidades e estratégias que o ajudaram em tempos difíceis. Você pode até escrever sobre experiências passadas em um diário para ajudar a identificar padrões de comportamento positivos e negativos – e orientar seu comportamento futuro.
  • Permaneça esperançoso. Você não pode mudar o passado, mas sempre pode olhar para o futuro. Aceitar e até antecipar mudanças facilita a adaptação e a visualização de novos desafios com menos ansiedade.
  • Se cuida. Cuide de suas próprias necessidades e sentimentos. Participe de atividades e hobbies que você gosta. Inclua atividade física em sua rotina diária. Durma bastante. Coma uma dieta saudavel. Pratique técnicas de gerenciamento de estresse e relaxamento, como ioga, meditação, imagens guiadas, respiração profunda ou oração.
  • Seja pro ativo. Não ignore seus problemas. Em vez disso, descubra o que precisa ser feito, faça um plano e tome medidas. Embora possa levar tempo para se recuperar de um grande revés, evento traumático ou perda, saiba que sua situação pode melhorar se você trabalhar nisso.

Quando procurar aconselhamento profissional

Tornar-se mais resiliente leva tempo e prática. Se você não sente que está progredindo – ou não sabe por onde começar – considere conversar com um profissional de saúde mental. Com orientação, você pode melhorar sua resiliência e bem-estar mental.

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Fonte: www.mayoclinic.org

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