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Sem apetite? Como obter nutrição durante o tratamento do câncer

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Sem apetite? Como obter nutrição durante o tratamento do câncer

Se o tratamento do câncer deixar você sem apetite, tente estas dicas para obter as calorias e os nutrientes de que precisa.

Pela equipe da Mayo Clinic

Às vezes, o câncer ou o tratamento do câncer podem afetar seu apetite.

Embora você possa não ter vontade de comer, é importante fazer o que puder para manter a ingestão de calorias, proteínas e líquidos durante o tratamento do câncer. Use essas informações para ajudar a planejar refeições e lanches que serão mais atraentes e fornecer a nutrição de que você precisa para melhorar.

Lembre-se de que, em alguns casos, como câncer em estágio avançado, a alimentação pode não afetar o resultado de sua doença ou tratamento. Nessas situações, tentar seguir orientações dietéticas específicas, como seguir uma dieta com baixo teor de sódio ou gordura, pode não ser prático.

Às vezes, os cuidadores ou membros da família podem acidentalmente adicionar estresse, pressionando ou tentando forçá-lo a comer certos alimentos. Pergunte ao seu médico com que cuidado você precisa seguir as orientações dietéticas específicas.

Hora de comer

  • Coma pequenas quantidades com mais frequência. Se você se sentir satisfeito depois de comer apenas uma pequena quantidade, experimente comer pequenas quantidades ao longo do dia quando tiver vontade de comer. Você pode achar mais fácil comer pequenas quantidades várias vezes ao dia do que às refeições.
  • Agende as refeições. Se você parece nunca sentir fome, geralmente é útil comer de acordo com uma programação em vez de depender do apetite.
  • Coma mais quando estiver com fome. Aproveite os momentos em que se sentir melhor para comer mais. Muitas pessoas têm seu melhor apetite pela manhã, quando estão descansadas.
  • Limite os líquidos durante as refeições. Os líquidos podem encher você e limitar a ingestão de alimentos com alto teor calórico. Beber a maioria dos líquidos pode ajudar pelo menos meia hora antes ou depois das refeições.
  • Crie uma atmosfera agradável para as refeições. Por exemplo, use música suave, velas ou talheres agradáveis.
  • Torne as refeições mais atraentes. Selecione alimentos com uma variedade de cores e texturas para tornar suas refeições mais atraentes.
  • Evite cheiros que o deixem doente. Preste atenção aos cheiros, pois certos cheiros podem diminuir o apetite ou causar náuseas. Evite cheiros que tenham esse efeito em você.

Hora do lanche

  • Mantenha os lanches à mão. Tenha lanches disponíveis para que você possa comer quando quiser.

    Queijo, sorvete, frutas enlatadas em calda pesada, frutas secas, nozes, manteiga de amendoim com biscoitos, queijo com biscoitos, muffins, queijo cottage e leite com chocolate são exemplos de lanches de alto teor calórico que requerem pouco ou nenhum preparo.

    Não se preocupe muito com o fato de algumas dessas opções conterem alto teor de colesterol ou gordura. Depois de recuperar o apetite, você pode se concentrar nas opções de lanches com menos calorias.

  • Faça um lanche antes de dormir. A hora de dormir pode ser uma boa hora para um lanche, porque seu apetite para a próxima refeição não será afetado.

A qualquer momento

  • Experimente alimentos frios. Alimentos que estão frios ou em temperatura ambiente podem ser mais atraentes, especialmente se cheiros fortes o incomodam. Sanduíches frios ou saladas de prato principal, como salada de macarrão ou atum, frango, ovo e saladas de presunto, são boas escolhas.
  • Experimente com alimentos. Alimentos que antes eram favoritos podem não ser mais atraentes para você, enquanto alimentos dos quais você nunca gostou podem se tornar atraentes.
  • Faça exercícios para aumentar o apetite. O exercício regular pode ajudar a estimular o apetite. Pergunte ao seu médico se o exercício é seguro para você.
  • Experimente batidos e misturas para bebidas instantâneas. As bebidas de suplemento nutricional, como misturas instantâneas para o café da manhã e shakes enlatados ou em pó, podem fornecer uma quantidade significativa de calorias e requerem pouca ou nenhuma preparação. Pode ser mais fácil beber do que comer alguma coisa.
  • Faça seus próprios smoothies. Combine frutas e vegetais com iogurte, sorvete ou leite para fazer seus próprios smoothies. Escolha os ingredientes que mais lhe agradam. Esta opção exige mais esforço do que os smoothies pré-fabricados, mas permite que você personalize a receita de acordo com seus gostos e necessidades nutricionais.

Aumentando as calorias

Durante a doença, tratamento ou recuperação, sua necessidade de calorias e proteínas pode ser maior do que o normal. As sugestões a seguir podem ajudar a aumentar o número de calorias que você consome:

  • Adicione manteiga ou óleos aos alimentos. Use manteiga ou margarina generosamente em batatas, pão, torradas, cereais quentes, arroz, macarrão e vegetais e em sopas. Coloque azeite ou outro óleo no pão, arroz, massa e vegetais.
  • Espalhe manteiga de amendoim ou outras manteigas de nozes – que contêm proteínas e gorduras saudáveis ​​- em torradas, pão, fatias de maçã ou banana, biscoitos ou aipo. Mergulhe pretzels na manteiga de amendoim.
  • Use croissants ou biscoitos para fazer sanduíches.
  • Adicione o creme em pó ou leite em pó seco ao cacau quente, milkshakes, cereais quentes, molho, molhos, bolo de carne, sopas de creme ou pudins.
  • Adicione fatias de abacate ou guacamole às saladas e sanduíches.
  • Adicione sementes, como sementes de girassol e abóbora, às saladas, salteados e caçarolas.
  • Adicione sementes de linhaça moídas ao iogurte, vitaminas, cereais quentes e caçarolas.
  • Cubra os cereais quentes com açúcar mascavo, mel, frutas secas, creme ou manteiga de nozes.
  • Cobertura de torta, bolo, gelatina ou pudim com sorvete, chantilly ou creme.
  • Use frutas enlatadas em calda grossa. Tem mais calorias do que frutas frescas ou cheias de suco. Se preferir frutas frescas, adicione açúcar e creme.
  • Beba bebidas que contenham calorias, como suco de frutas, limonada, bebidas com sabor de frutas, maltes, carros alegóricos, refrigerantes, cacau, milkshakes, smoothies e gemada. As bebidas de suplemento nutricional são opções convenientes.

Embora algumas dessas sugestões adicionem mais gordura e açúcar à sua dieta, isso não deve ser uma preocupação, já que você está apenas adicionando as calorias extras até que possa recuperar o apetite. Consulte o seu médico ou nutricionista se tiver dúvidas sobre como mudar a forma como se alimenta.

Proteína crescente

A proteína é importante para o crescimento, saúde e reparação do seu corpo. Se você esteve doente, pode precisar de proteína extra. Algumas sugestões incluem:

  • Adicione mais carne, frango, peixe, queijo ou feijão (pinto, marinho, preto, rim) às caçarolas, sopas ou ensopados.
  • Escolha saladas de carne, como frango, presunto, peru ou atum.
  • Faça seu próprio leite com alto teor de proteína: adicione 1/4 de xícara de leite em pó a 1 xícara de leite integral ou adicione 1 xícara de leite em pó a 1 litro de leite integral. Use-o como bebida, adicione-o a maltes ou batidos, ou use-o na cozinha.
  • Experimente um suplemento de proteína preparado comercialmente.

Se a doença tornou a carne vermelha – bovina, suína ou de cordeiro – menos atraente para você, experimente os seguintes alimentos, que também são boas fontes de proteína:

  • Queijo
  • Queijo tipo cottage
  • Feijões
  • Lentilhas
  • Ovos
  • Peixe
  • Aves
  • Nozes e manteigas de nozes
  • Manteiga de amendoim
  • Leite
  • Milkshakes
  • Creme
  • Pudim
  • Hambúrgueres vegetarianos
  • Iogurte
  • Quinoa

Fluidos

Beber muitos líquidos também é fundamental para ajudar seu corpo durante o tratamento. Tente beber pelo menos 64 onças (2 litros) de líquido por dia, a menos que seu médico o instrua a limitar a ingestão de líquidos.

Tente escolher bebidas que contenham calorias. Se as bebidas adoçadas forem muito doces, experimente água com sabor ou sucos de frutas diluídos em água.

Considere um multivitamínico

Se a sua perda de apetite o está impedindo de comer bem por mais do que alguns dias, você pode perguntar ao seu médico sobre a ingestão de um multivitamínico. Tratamentos de câncer e outros medicamentos podem interagir com suplementos nutricionais, portanto, converse primeiro com seu médico.

Verifique o rótulo e procure um multivitamínico que não forneça mais do que 100% do valor diário de todas as vitaminas e minerais.

Lembre-se, porém, de que se estiver comendo ou bebendo suplementos nutricionais, como barras, biscoitos, vitaminas e outros produtos fortificados com vitaminas e minerais adicionais, você pode não precisar de um multivitamínico ou suplementos adicionais.

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Fonte: www.mayoclinic.org

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