Home Geral Sobreviventes de câncer: cuidar do seu corpo após o tratamento

Sobreviventes de câncer: cuidar do seu corpo após o tratamento

0
2

Sobreviventes de câncer: cuidar do seu corpo após o tratamento

Passos simples podem melhorar sua sensação de bem-estar e qualidade de vida após o tratamento do câncer. Descubra o que você pode fazer.

Pela equipe da Mayo Clinic

Após o tratamento contra o câncer, como sobrevivente do câncer, você está ansioso para voltar a ter uma boa saúde. Mas, além de sua recuperação inicial, há maneiras de melhorar sua saúde a longo prazo para que você possa aproveitar os próximos anos como um sobrevivente do câncer.

As recomendações para sobreviventes do câncer não são diferentes das recomendações para quem quer melhorar sua saúde: fazer exercícios, fazer uma dieta balanceada, manter um peso saudável, dormir bem, reduzir o estresse, evitar o fumo e limitar a quantidade de álcool que você beber.

Mas para os sobreviventes do câncer, as seguintes estratégias têm benefícios adicionais. Essas etapas simples podem melhorar sua qualidade de vida, suavizando sua transição para a sobrevivência. Veja o que você pode fazer para cuidar de si mesmo após o tratamento do câncer.

Exercício

O exercício regular aumenta sua sensação de bem-estar após o tratamento do câncer e pode acelerar sua recuperação.

Sobreviventes de câncer que se exercitam podem apresentar:

  • Maior força e resistência
  • Menos sinais e sintomas de depressão
  • Menos ansiedade
  • Fadiga reduzida
  • Humor melhorado
  • Autoestima elevada
  • Menos dor
  • Sono melhorado
  • Menor risco de recorrência do câncer

Adicionar atividade física à sua rotina diária não exige muito trabalho extra. Concentre-se em pequenos passos para tornar sua vida mais ativa. Suba as escadas com mais frequência ou estacione mais longe de seu destino e caminhe o resto do caminho. Consulte seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios.

Com a aprovação do seu médico, comece devagar e vá aumentando. A American Cancer Society recomenda que sobreviventes de câncer adultos se exercitem por pelo menos 150 minutos por semana, incluindo treinamento de força pelo menos dois dias por semana. Conforme você se recupera e se ajusta, pode descobrir que mais exercícios o fazem se sentir ainda melhor.

Às vezes você não vai sentir vontade de se exercitar, e tudo bem. Não se sinta culpado se os efeitos colaterais prolongados do tratamento, como fadiga, o mantiverem afastado. Quando estiver com vontade, dê uma volta no quarteirão. Faça o que puder e lembre-se de que o descanso também é importante para a sua recuperação.

O exercício tem muitos benefícios e alguns estudos iniciais sugeriram que também podem reduzir o risco de recorrência do câncer e reduzir o risco de morrer de câncer. Muitos sobreviventes do câncer estão preocupados com a recorrência do câncer e querem fazer tudo o que puderem para evitá-la.

Embora a evidência de que o exercício pode reduzir o risco de morrer de câncer seja preliminar, a evidência dos benefícios do exercício para o coração, pulmões e outros sistemas do corpo é substancial. Por esse motivo, os sobreviventes do câncer são incentivados a praticar exercícios.

Coma uma dieta balanceada

Varie sua dieta para incluir muitas frutas e vegetais, bem como grãos inteiros. Quando se trata de selecionar suas entradas, a American Cancer Society recomenda que os sobreviventes do câncer:

  • Coma pelo menos 2,5 xícaras de frutas e vegetais todos os dias
  • Escolha gorduras saudáveis, incluindo ácidos graxos ômega-3, como os encontrados em peixes e nozes
  • Selecione proteínas com baixo teor de gordura saturada, como peixes, carnes magras, ovos, nozes, sementes e legumes
  • Opte por fontes saudáveis ​​de carboidratos, como grãos inteiros, legumes, frutas e vegetais

Essa combinação de alimentos garantirá que você ingira muitas vitaminas e nutrientes de que precisa para fortalecer seu corpo.

Não se sabe se uma determinada dieta ou certos nutrientes podem impedir a recorrência do câncer. Estudos que examinaram dietas com baixo teor de gordura ou dietas que contêm frutas e vegetais específicos tiveram resultados mistos. Em geral, é uma boa ideia ter uma dieta variada que enfatize frutas e vegetais.

Embora possa ser tentador complementar sua dieta com uma série de suplementos de vitaminas e minerais, resista a esse impulso. Alguns sobreviventes do câncer pensam que, se uma pequena quantidade de vitaminas é boa, uma grande quantidade deve ser ainda melhor. Mas não é o caso. Na verdade, grandes quantidades de certos nutrientes podem prejudicá-lo.

Se você está preocupado em obter todas as vitaminas de que precisa, pergunte ao seu médico se tomar um multivitamínico diariamente é adequado para você.

Mantenha um peso saudável

Você pode ter ganho ou perdido peso durante o tratamento. Tente colocar seu peso em um nível saudável. Converse com seu médico sobre o que é um peso saudável para você e a melhor maneira de atingir esse peso ideal.

Para sobreviventes de câncer que precisam ganhar peso, isso provavelmente envolverá descobrir maneiras de tornar a comida mais atraente e fácil de comer. Fale com um nutricionista que pode ajudá-lo a descobrir maneiras de ganhar peso com segurança.

Você e seu médico podem trabalhar juntos para controlar a náusea, a dor ou outros efeitos colaterais do tratamento do câncer que podem estar impedindo você de obter a nutrição de que precisa.

Para sobreviventes de câncer que precisam perder peso, tome medidas para perder peso lentamente – não mais do que 2 libras (cerca de 1 kg) por semana. Controle o número de calorias que você ingere e equilibre isso com exercícios. Se você precisa perder muito peso, pode parecer assustador. Vá devagar e atenha-se a ele.

Descanse bem

Problemas de sono são mais comuns em pessoas com câncer, mesmo em sobreviventes. Isso pode ser devido a mudanças físicas, efeitos colaterais do tratamento, estresse ou outros motivos.

Mas dormir o suficiente é uma parte importante da sua recuperação. Dormir dá a sua mente e corpo tempo para rejuvenescer e refrescar para ajudá-lo a funcionar no seu melhor enquanto você está acordado. Dormir bem pode aumentar as habilidades cognitivas, melhorar a função hormonal e reduzir a pressão arterial. Também pode fazer você se sentir melhor em geral.

Para otimizar suas chances de dormir bem, pratique uma higiene saudável do sono:

  • Evite cafeína por pelo menos 8 horas antes de dormir
  • Siga um horário regular de sono
  • Evite telas de computador ou televisão por 1 a 2 horas antes de dormir
  • Pratique exercícios no máximo 2 a 3 horas antes de ir para a cama
  • Mantenha seu quarto quieto e escuro

Se você se sentir excessivamente sonolento durante o dia, converse com seu médico. Você pode ter um distúrbio do sono ou um problema causado por efeitos colaterais do câncer ou do tratamento.

Reduzir o estresse

Como um sobrevivente do câncer, você pode descobrir que os efeitos físicos, emocionais e sociais afetaram sua psique. Embora não haja evidências de que o controle do estresse aumente as chances de sobrevivência ao câncer, o uso de estratégias eficazes de enfrentamento para lidar com o estresse pode melhorar muito sua qualidade de vida, ajudando a aliviar a depressão, a ansiedade e os sintomas relacionados ao câncer e seu tratamento.

Estratégias eficazes de gerenciamento de estresse podem incluir:

  • Técnicas de relaxamento ou meditação, como treinamento de atenção plena
  • Aconselhamento
  • Grupos de apoio ao câncer
  • Remédios para depressão ou ansiedade
  • Exercício
  • Interagindo com amigos e família

Pare de fumar

Abandone o hábito de uma vez por todas. Fumar ou mascar tabaco coloca você em risco de vários tipos de câncer. Parar agora pode reduzir o risco de recorrência do câncer e também diminuir o risco de desenvolver um segundo tipo de câncer (segundo câncer primário).

Se você já tentou parar no passado, mas não teve muito sucesso, procure ajuda. Converse com seu médico sobre os recursos para ajudá-lo a parar.

Beba álcool com moderação, se beber

Se você optar por beber álcool, faça-o com moderação. Para adultos saudáveis, isso significa até uma bebida por dia para mulheres de todas as idades e homens com mais de 65 anos e até duas doses por dia para homens com 65 anos ou menos.

O álcool tem benefícios para a saúde em algumas pessoas – por exemplo, consumir uma bebida por dia pode reduzir o risco de doenças cardíacas. Mas também aumenta o risco de certos tipos de câncer, incluindo os da boca e da garganta.

Embora não esteja claro se o consumo de álcool pode causar recorrência do câncer, ele pode aumentar o risco de um segundo câncer primário.

Pese os riscos e benefícios de beber álcool e converse sobre isso com seu médico.

Faz o que podes

Embora você possa se preocupar com a necessidade de uma reformulação completa em seu estilo de vida para atingir todos esses objetivos, faça o que puder e faça as mudanças lentamente. Aderir a uma dieta saudável ou a uma rotina regular de exercícios pode aumentar a probabilidade de que você siga essas mudanças pelo resto da vida.

.

Fonte: www.mayoclinic.org

Deixe uma resposta