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Tai chi: uma maneira suave de combater o estresse

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Tai chi: uma maneira suave de combater o estresse

O tai chi ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade. E também ajuda a aumentar a flexibilidade e o equilíbrio.

Pela equipe da Mayo Clinic

Se você está procurando uma maneira de reduzir o estresse, considere o tai chi (TIE-CHEE). Originalmente desenvolvido para autodefesa, o tai chi evoluiu para uma forma elegante de exercício que agora é usada para reduzir o estresse e uma variedade de outras condições de saúde. Muitas vezes descrito como meditação em movimento, o tai chi promove serenidade por meio de movimentos suaves e fluidos.

O que é tai chi?

O tai chi é uma antiga tradição chinesa que, hoje, é praticada como uma forma elegante de exercício. Envolve uma série de movimentos executados de forma lenta, focada e acompanhada por uma respiração profunda.

O tai chi, também chamado de tai chi chuan, é um sistema não competitivo e individualizado de exercícios físicos suaves e alongamento. Cada postura flui para a próxima sem pausa, garantindo que seu corpo esteja em movimento constante.

O tai chi tem muitos estilos diferentes. Cada estilo pode enfatizar sutilmente vários princípios e métodos do tai chi. Existem variações dentro de cada estilo. Alguns estilos podem se concentrar na manutenção da saúde, enquanto outros se concentram no aspecto das artes marciais do tai chi.

O tai chi é diferente da ioga, outro tipo de movimento meditativo. A ioga inclui várias posturas físicas e técnicas de respiração, junto com a meditação.

Quem pode fazer tai chi?

O tai chi tem baixo impacto e coloca o mínimo de estresse nos músculos e articulações, tornando-o seguro para todas as idades e níveis de condicionamento físico. Na verdade, como o tai chi é um exercício de baixo impacto, ele pode ser especialmente adequado se você for um adulto mais velho que, de outra forma, não se exercitaria.

Você também pode achar o tai chi atraente porque é barato e não requer nenhum equipamento especial. Você pode praticar tai chi em qualquer lugar, inclusive dentro ou fora de casa. E você pode praticar tai chi sozinho ou em uma aula em grupo.

Embora o tai chi seja geralmente seguro, mulheres grávidas ou pessoas com problemas nas articulações, dores nas costas, fraturas, osteoporose severa ou hérnia devem consultar seu médico antes de tentar tai chi. Modificar ou evitar certas posturas pode ser recomendado.

Por que tentar tai chi?

Quando aprendido corretamente e executado regularmente, o tai chi pode ser uma parte positiva de uma abordagem geral para melhorar sua saúde. Os benefícios do tai chi podem incluir:

  • Diminuição do estresse, ansiedade e depressão
  • Humor melhorado
  • Capacidade aeróbica melhorada
  • Aumento de energia e resistência
  • Maior flexibilidade, equilíbrio e agilidade
  • Melhor força e definição muscular

Mais pesquisas são necessárias para determinar os benefícios do tai chi para a saúde. Algumas evidências indicam que o tai chi também pode ajudar:

  • Melhorar a qualidade do sono
  • Melhorar o sistema imunológico
  • Ajuda a baixar a pressão arterial
  • Melhorar a dor nas articulações
  • Melhorar os sintomas de insuficiência cardíaca congestiva
  • Melhore o bem-estar geral
  • Reduz o risco de quedas em idosos

Como começar a praticar tai chi

Embora você possa alugar ou comprar vídeos e livros sobre tai chi, considere buscar a orientação de um instrutor de tai chi qualificado para obter todos os benefícios e aprender as técnicas adequadas.

Você pode encontrar aulas de tai chi em muitas comunidades hoje. Para encontrar uma aula perto de você, entre em contato com academias de ginástica locais, academias de ginástica e centros para idosos. Os instrutores de tai chi não precisam ser licenciados ou participar de um programa de treinamento padrão. É uma boa ideia perguntar sobre o treinamento e a experiência de um instrutor e obter recomendações, se possível.

Um instrutor de tai chi pode ensinar a você posições específicas e técnicas de respiração. Um instrutor também pode ensiná-lo a praticar tai chi com segurança, especialmente se você tiver lesões, doenças crônicas ou problemas de equilíbrio ou coordenação. Embora o tai chi seja lento e suave e geralmente não tenha efeitos colaterais negativos, é possível se ferir se você não usar as técnicas adequadas.

Depois de aprender tai chi, você pode eventualmente se sentir confiante o suficiente para fazer tai chi sozinho. Mas se você gosta dos aspectos sociais de uma aula, considere continuar com as aulas de tai chi em grupo.

Manter os benefícios do tai chi

Embora você possa obter alguns benefícios de uma aula de tai chi que dure 12 semanas ou menos, você pode desfrutar de maiores benefícios se continuar tai chi por um longo prazo e se tornar mais habilidoso.

Você pode achar útil praticar tai chi no mesmo lugar e na mesma hora todos os dias para desenvolver uma rotina. Mas se sua agenda for irregular, faça tai chi sempre que tiver alguns minutos. Você pode até praticar os calmantes conceitos mente-corpo do tai chi sem realizar os movimentos reais quando estiver em uma situação estressante, como um engarrafamento ou uma reunião de trabalho tensa, por exemplo.

Vídeo: Tai chi

O tai chi é uma série de exercícios físicos suaves e alongamentos. Cada postura flui para a próxima sem pausa, garantindo que seu corpo esteja em movimento constante. O tai chi é às vezes descrito como meditação em movimento porque promove serenidade por meio de movimentos suaves – conectando a mente e o corpo.

Originalmente desenvolvido na China antiga para autodefesa, o tai chi evoluiu para uma forma elegante de exercício que agora é usada para reduzir o estresse e ajudar em uma variedade de outros problemas de saúde.

O tai chi tem muitos estilos diferentes. Cada estilo tem sua própria ênfase sutil em vários princípios e métodos do tai chi. Como resultado, existem mais de 100 movimentos e posições possíveis com o tai chi.

Independentemente da variação, todas as formas de tai chi incluem padrões rítmicos de movimento que são coordenados com a respiração para ajudá-lo a alcançar uma sensação de calma interior.

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Fonte: www.mayoclinic.org

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