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Técnicas de relaxamento: tente estas etapas para reduzir o estresse

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Técnicas de relaxamento: tente estas etapas para reduzir o estresse

As técnicas de relaxamento podem reduzir os sintomas de estresse e ajudá-lo a ter uma melhor qualidade de vida, especialmente se você tiver uma doença. Explore técnicas de relaxamento que você pode fazer sozinho.

Pela equipe da Mayo Clinic

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As técnicas de relaxamento são uma ótima maneira de ajudar no controle do estresse. O relaxamento não envolve apenas paz de espírito ou desfrutar de um hobby. O relaxamento é um processo que diminui os efeitos do estresse em sua mente e corpo. As técnicas de relaxamento podem ajudá-lo a lidar com o estresse diário e com o estresse relacionado a vários problemas de saúde, como doenças cardíacas e dores.

Esteja o seu estresse saindo do controle ou você já o controlou, você pode se beneficiar ao aprender técnicas de relaxamento. Aprender técnicas básicas de relaxamento é fácil. As técnicas de relaxamento também costumam ser gratuitas ou de baixo custo, apresentam poucos riscos e podem ser realizadas em quase qualquer lugar.

Explore essas técnicas simples de relaxamento e comece a desestressar e melhorar sua saúde.

Os benefícios das técnicas de relaxamento

Ao enfrentar inúmeras responsabilidades e tarefas ou as demandas de uma doença, as técnicas de relaxamento podem não ser uma prioridade em sua vida. Mas isso significa que você pode perder os benefícios do relaxamento para a saúde.

Praticar técnicas de relaxamento pode ter muitos benefícios, incluindo:

  • Diminuindo a freqüência cardíaca
  • Reduzindo a pressão arterial
  • Diminuindo sua taxa de respiração
  • Melhorando a digestão
  • Manter os níveis normais de açúcar no sangue
  • Reduzindo a atividade dos hormônios do estresse
  • Aumentando o fluxo sanguíneo para os músculos principais
  • Reduzindo a tensão muscular e a dor crônica
  • Melhorando a concentração e o humor
  • Melhorando a qualidade do sono
  • Diminuindo a fadiga
  • Reduzindo a raiva e a frustração
  • Aumentando a confiança para lidar com problemas

Para obter o máximo benefício, use técnicas de relaxamento junto com outros métodos positivos de enfrentamento, como pensar positivamente, encontrar humor, resolver problemas, administrar o tempo, fazer exercícios, dormir o suficiente e estender a mão para a família e amigos que o apóiam.

Tipos de técnicas de relaxamento

Os profissionais de saúde, como praticantes de saúde complementar, médicos e psicoterapeutas, podem ensinar várias técnicas de relaxamento. Mas se preferir, você também pode aprender algumas técnicas de relaxamento por conta própria.

Em geral, as técnicas de relaxamento envolvem redirecionar sua atenção para algo que acalme e aumentar a consciência de seu corpo. Não importa a técnica de relaxamento que você escolher. O que importa é que você tente praticar o relaxamento regularmente para colher seus benefícios.

Os tipos de técnicas de relaxamento incluem:

  • Relaxamento autogênico. Autogênico significa algo que vem de dentro de você. Nesta técnica de relaxamento, você usa imagens visuais e consciência corporal para reduzir o estresse.

    Você repete palavras ou sugestões em sua mente que podem ajudá-lo a relaxar e reduzir a tensão muscular. Por exemplo, você pode imaginar um ambiente tranquilo e depois se concentrar em uma respiração controlada e relaxante, em diminuir a frequência cardíaca ou em sentir diferentes sensações físicas, como relaxar cada braço ou perna, um por um.

  • Relaxamento muscular progressivo. Nesta técnica de relaxamento, você se concentra em tensionar lentamente e, em seguida, relaxar cada grupo de músculos.

    Isso pode ajudá-lo a se concentrar na diferença entre a tensão muscular e o relaxamento. Você pode se tornar mais consciente das sensações físicas.

    Em um método de relaxamento muscular progressivo, você começa tensionando e relaxando os músculos dos dedos dos pés e, progressivamente, subindo até o pescoço e a cabeça. Você também pode começar com a cabeça e o pescoço e descer até os dedos dos pés. Contraia os músculos por cerca de cinco segundos e depois relaxe por 30 segundos e repita.

  • Visualização. Nesta técnica de relaxamento, você pode formar imagens mentais para fazer uma viagem visual a um lugar ou situação pacífica e relaxante.

    Para relaxar usando a visualização, tente incorporar o máximo de sentidos que puder, incluindo olfato, visão, som e tato. Se você se imaginar relaxando no oceano, por exemplo, pense no cheiro da água salgada, no som das ondas quebrando e no calor do sol em seu corpo.

    Você pode fechar os olhos, sentar-se em um local tranquilo, afrouxar as roupas apertadas e concentrar-se na respiração. Procure focar no presente e ter pensamentos positivos.

Outras técnicas de relaxamento podem incluir:

  • Respiração profunda
  • Massagem
  • Meditação
  • Tai chi
  • Ioga
  • Biofeedback
  • Música e arte-terapia
  • Aromaterapia
  • Hidroterapia

As técnicas de relaxamento requerem prática

À medida que aprende técnicas de relaxamento, você se torna mais consciente da tensão muscular e de outras sensações físicas de estresse. Depois de saber como é a reação ao estresse, você pode fazer um esforço consciente para praticar uma técnica de relaxamento no momento em que começar a sentir os sintomas de estresse. Isso pode evitar que o estresse saia do controle.

Lembre-se de que as técnicas de relaxamento são habilidades. Como acontece com qualquer habilidade, sua capacidade de relaxar melhora com a prática. Seja paciente consigo mesmo. Não deixe seu esforço para praticar técnicas de relaxamento se tornar mais um estressor.

Se uma técnica de relaxamento não funcionar para você, tente outra técnica. Se nenhum de seus esforços para reduzir o estresse parecer funcionar, converse com seu médico sobre outras opções.

Além disso, tenha em mente que algumas pessoas, especialmente aquelas com problemas psicológicos graves e um histórico de abuso, podem sentir desconforto emocional durante algumas técnicas de relaxamento. Embora isso seja raro, se você sentir desconforto emocional durante as técnicas de relaxamento, pare o que estiver fazendo e converse com seu médico ou profissional de saúde mental.

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Fonte: www.mayoclinic.org

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