Um sono reparador pode ajudar a afastar a insuficiência cardíaca

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SEGUNDA-FEIRA, 16 de novembro de 2020 – Pessoas que regularmente têm uma boa noite de sono podem ajudar a se proteger da insuficiência cardíaca, sugere um grande estudo.

Os pesquisadores descobriram que, de mais de 400.000 adultos, aqueles com padrões de sono mais saudáveis ​​tinham 42% menos probabilidade de desenvolver insuficiência cardíaca em 10 anos, em comparação com pessoas com hábitos menos saudáveis.

Aqueles que dormiam “saudáveis” relataram cinco coisas: dormir de sete a oito horas por noite, sem roncar, raramente tendo problemas para adormecer ou permanecer dormindo, sem tontura durante o dia e ser uma pessoa “matinal”.

Ainda assim, as descobertas não provam causa e efeito, disse o pesquisador sênior Dr. Lu Qi, professor da Escola de Saúde Pública e Medicina Tropical da Universidade Tulane, em Nova Orleans.

No entanto, ele disse, eles se baseiam em um conjunto de pesquisas que relaciona a qualidade do sono à saúde do coração.

Estudos descobriram que pessoas com insônia têm maior risco de doenças cardíacas. O mesmo é verdadeiro para pessoas com apnéia do sono – um distúrbio crônico em que a respiração pára repetidamente durante a noite.

Na verdade, muitos dos pacientes com sono não saudáveis ​​no novo estudo podem ter tido apnéia do sono, disse a Dra. Nieca Goldberg, cardiologista da NYU Langone Health, em Nova York.

Ronco crônico e sonolência diurna são marcas da apnéia do sono, observou Goldberg, que também é porta-voz da American Heart Association. E se as pessoas dormem mal devido a problemas respiratórios, acrescentou ela, é improvável que se sintam como um pássaro madrugador.

Não é que o sono ruim cause diretamente a insuficiência cardíaca, de acordo com Goldberg: em vez disso, pode alimentar os fatores de risco para a insuficiência cardíaca, por meio de efeitos nos hormônios do estresse, pressão arterial e frequência cardíaca, por exemplo.

“O resultado final é que dormir é outro comportamento que os profissionais de saúde e os pacientes devem tomar”, disse Goldberg.

Para o estudo, a equipe de Qi usou dados de mais de 400.000 adultos do Reino Unido que participaram de um estudo de saúde de longo prazo. No início, quando tinham entre 37 e 73 anos, os participantes responderam a perguntas sobre suas rotinas de sono.

Os pesquisadores deram a cada pessoa uma “pontuação de sono saudável” de 0 a 5, com base no número de hábitos saudáveis ​​relatados.

Ao longo de quase uma década, 5.221 participantes do estudo foram diagnosticados com insuficiência cardíaca – uma condição crônica em que o músculo cardíaco não consegue mais bombear com eficiência suficiente para atender às necessidades do corpo.

No geral, a equipe de Qi descobriu que as pessoas que relataram todos os cinco hábitos saudáveis ​​de sono tinham 42% menos probabilidade de ter insuficiência cardíaca do que as pessoas que relataram nenhum ou apenas um.

É claro que pessoas que dormem “bem” geralmente também se preocupam com a saúde. Portanto, a equipe de Qi foi responsável pelos hábitos de exercício, dieta, fumo e bebida das pessoas, bem como condições médicas como diabetes e pressão alta. Eles também consideraram os níveis de educação das pessoas e a renda familiar.

E o sono saudável continuou associado a um menor risco de insuficiência cardíaca.

As descobertas foram publicadas online em 16 de novembro no jornal Circulação.

O Dr. Roneil Malkani é professor assistente de neurologia na Escola de Medicina Feinberg da Universidade Northwestern, em Chicago.

Ele concordou que as descobertas podem refletir os efeitos da apnéia do sono não diagnosticada. Também existe a possibilidade de que problemas cardíacos iniciais tenham causado alguns sintomas relacionados ao sono.

“A sonolência diurna pode ser um sintoma de piora da saúde cardíaca”, disse Malkani.

Dos cinco comportamentos de sono, observou ele, a falta de sonolência diurna foi associada à maior redução no risco de insuficiência cardíaca.

Dito isso, Malkani apontou pesquisas anteriores que mostram padrões semelhantes: a má qualidade do sono – seja definida como apnéia do sono, sono excessivo ou pouco sono – tem sido associada a maiores riscos à saúde e menor expectativa de vida.

Ele disse que a “novidade” deste estudo é que ele usou uma maneira simples e direta de avaliar o sono saudável.

De acordo com Qi, sua mensagem é igualmente direta. “Dormir de sete a oito horas é melhor do que cinco ou seis”, disse ele.

E se as pessoas têm problemas de insônia, ronco ou sonolência diurna, acrescentou Qi, devem conversar com seu médico.

© 2020 HealthDay. Todos os direitos reservados.

Postado: novembro de 2020

Fonte: www.drugs.com

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